Faber-Castell

ESPM realiza Simpósio Nacional `Comunicação e Práticas de Consumo´

06/08/2008 - 00:08
A ESPM e o Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo apresentam à comunidade acadêmica o 6º Simpósio Nacional "Comunicação e Práticas de Consumo", que será realizado nos dias 11 e 12 de agosto de 2008. O Simpósio é um espaço consolidado de reflexão dinâmica e plural, contando com a participação de pesquisadores de reconhecida importância no campo da comunicação e de personalidades de destaque no debate sobre a mídia e o consumo.

O Simpósio está articulado em torno de dois grandes eixos reflexivos. No primeiro dia de atividades, dirigimos nosso olhar às profícuas relações entre a mídia, o consumo e a publicidade. Para abordar esta temática, contamos com duas mesas. Na parte da manhã, Annamaria Palácios, Ludmila Brandão e André Trigueiro problematizam a centralidade das dimensões políticas e das implicações simbólicas associadas a práticas e hábitos de consumo contemporâneas: transformação de regras sociais, sustentabilidade e estratégias discursivas da publicidade voltada aos idosos, são alguns dos aspectos abordados.

Na mesa da tarde, a linguagem publicitária e a sua constituição como operador social potente recebem a leitura cuidadosa de Patrícia Burrowes, Goiamérico Felício e Henrique Antoun, permitindo a instigante avaliação do entrelaçamento entre consumo e variados processos de subjetivação.

No segundo dia, também em duas mesas temáticas, aprofundaremos o debate sobre as interfaces entre mídia, consumo e cidadania. Pensar o consumo e a mídia desde uma perspectiva cidadã é o objetivo da leitura crítica alavancada, na primeira mesa, por Isabella Henriques, Guilherme Canela e José Luiz Aidar Prado, incidindo, ente outros, sobre o lugar do indivíduo e do cidadão em um mundo globalizado e multicultural. O último encontro do dia finaliza os trabalhos com forte tom ético e poético: Berdanette Lyra e João Maia oferecem inspiradoras leituras sobre as bordas e as diásporas culturais articuladas na contemporaneidade. Laurindo Leal Filho nos fala desde seu notório engajamento na reflexão sobre a democratização e a produção de comunicação qualitativa no Brasil.

O evento será sediado no campus Francisco Gracioso, situado à rua Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana, São Paulo, bem próximo ao metrô Vila Mariana. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link www.espm.br/simposio.

  Mais notícias